Regulamento

1. Acervo:

O acervo atual da biblioteca é dividido em:

  • ACERVO GERAL (não possui sigla): Livros em geral, de teoria e literatura;
  • OBRAS DE REFERÊNCIA (sigla R): Dicionários, enciclopédias, catálogos, vocabulários especializados;
  • COLEÇÃO CASA DA MADRINHA (sigla C.M.): Literatura e teoria infanto-juvenil, localizados em uma sala com livre acesso dentro da biblioteca;
  • COLEÇÃO OBRAS RARAS (sigla O.A. ou O.R.): Livros raros, obras autografadas e as coleções Coleção Bastos Tigre, Coleção Camoniana, Coleção Shakespereana, Coleção Adir Guimarães, Coleção Bella Jozef, Coleção Arnaldo Faro e Coleção Gibson Maul de Andrade estão localizados no Museu de Língua e Literatura;
  • COLEÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES (sigla T): Teses e dissertações produzidas nos programas de pós-graduação da Faculdade de Letras;
  • COLEÇÃO DE CD-ROM (sigla CD) : CD e CD-ROM;
  • COLEÇÃO DVD (sigla DVD): DVDs
  • COLEÇÃO DE FOLHETOS (sigla F): publicações com até 48 páginas;
  • COLEÇÃO DE PERIÓDICOS: Jornais e revistas científicas;
  • COLEÇÃO CELSO CUNHA (005-09): Coleção pessoal do Prof. Celso Cunha, especializada em Filologia, Linguística e Literatura;
  • CENTRO DE ESTUDOS AFRÂNIO COUTINHO: Acervo externo. Contato diretamente pelo telefone 2598-9744

2. Inscrição na biblioteca

Podem se inscrever na biblioteca alunos da UFRJ (graduação e pós-graduação), servidores técnicos-administrativos e professores.

Documento necessário para inscrição:

* CPF

Os alunos deverão renovar a inscrição a cada semestre.

O email é o principal canal de comunicação da biblioteca com usuário, portanto, é necessário deixá-lo sempre atualizado.

OBSERVAÇÃO: O cadastro deverá estar completo, caso contrário não será possível realizar o empréstimo.

3. Guarda-Volumes

Não é permitida a entrada nas dependências da biblioteca com bolsas, mochilas, pastas fechadas, sacolas.

A biblioteca possui guarda-volumes para a guarda do material do usuário, enquanto estiver utilizando as dependências da biblioteca, não sendo permitido seu uso para fins particulares.

A chave está disponível no balcão de atendimento e a mesma deve ser devolvida no balcão, caso contrário será cobrada uma multa pela não devolução da chave (Resolução n.01/04 CSCE).

Lembre-se de retirar seus pertences e devolver a chave.

4. Consulta

A consulta local e/ou retirada para cópia reprográfica de obras das coleções  especiais é livre para membros internos e externos, os itens devem ser devolvidos obrigatoriamente no mesmo dia.Para isto, o usuário deverá deixar um documento de identidade, original e com foto.

As coleções a que este item se aplica são: Celso Cunha, Referência, Teses e Periódicos. As Obras Raras poderão ser consultadas mediante agendamento com a biblioteca.

5. Empréstimo domiciliar

A quantidade máximo de exemplares que pode ser retirada por usuário é de 6 livros.

O empréstimo é de 14 dias, podendo ser renovado por igual período na própria biblioteca. O usuário deve trazer o livro para a renovação.

A renovação não poderá ser feita por telefone, nem se o usuário estiver em débito com a biblioteca ou se o livro estiver reservado por outro usuário.

O Acervo Geral e a Coleção Casa da Madrinha estão disponíveis para empréstimo domiciliar. A Biblioteca disponibiliza  uma Caixa Coletora para que a devolução seja garantida mesmo se a biblioteca não estiver aberta.

6. Atrasos

De acordo com a resolução n.04/2013/CONSUNI, a penalidade para obras atrasadas implicará a suspensão automática de usuários de bibliotecas inadimplentes com o serviço de empréstimo domiciliar.

O tempo de suspensão é calculado de acordo com o tempo de atraso de cada item.

7. Pesquisa no catálogo online

Base Minerva: minerva.ufrj.br

Para pesquisar somente no acervo da Faculdade de Letras:

Base para busca: FL

8. Empréstimo entre bibliotecas

Usuários da Biblioteca José de Alencar que desejam realizar empréstimo em instituições conveniadas devem retirar o formulário específico. A Biblioteca possui o limite de empréstimo geral de 20 (vinte) exemplares nesta modalidade entre toda a comunidade da Faculdade de Letras. O usuário tem o prazo de uma semana após a data de devolução na instituição conveniada para o retorno do formulário com o comprovante de devolução. Caso contrário, será suspenso do empréstimo na BJA.

9. Procedimentos para Reserva e Renovação via internet.

  • O usuário poderá reservar itens da Biblioteca e renovar seu empréstimo através do Minerva no endereço: www.minerva.ufrj.br.