Como elaborar um bom resumo para meu trabalho acadêmico?

Aproveitando o curso “Como fazer um resumo”, que está acontecendo hoje aqui na Faculdade de Letras em comemoração aos 45 anos da Biblioteca José de Alencar, vamos esclarecer os tipos de resumos existentes.

Como escrever um bom resumo?

O resumo tem como função representar o conteúdo de uma obra, ou seja é a apresentação resumida, clara e concisa do texto, destacando-se os aspectos de maior interesse e importância. Deve ser
redigida de forma impessoal, não excedendo 500 palavras. O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho. Muitas vezes, é com base nesses elementos que o leitor toma a decisão de ler o documento no todo, caso seja interessantes para a sua pesquisa.

De acordo com a ABNT, os resumos podem ser classificados em  indicativo, informativo ou crítico.

A ABNT/NBR 6028/2003 prevê três tipos de resumos:

Resumo crítico: Resumo redigido por especialistas com análise crítica de um documento. Também chamado de resenha. Quando analisa apenas uma determinada edição entre várias, denomina-se recensão.

Resumo indicativo: Indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc. De modo geral, não dispensa a consulta ao original.

Resumo informativo: Informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.

E, você sabia que há diferenças quanto à extensão dos resumos? Confira:

  • a)de 150 a 500 palavras os de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros) e relatórios técnico-científicos;
  • b)de 100 a 250 palavras os de artigos de periódicos;
  • c)de 50 a 100 palavras os destinados a indicações breves.

Os resumos críticos, por suas características especiais, não estão sujeitos a limite de palavras. (ABNT, 2003). Nos trabalhos acadêmicos é usado o resumo informativo e o resumo indicativo é usado para os artigos e relatórios científicos.

E como devo formatar meu resumo?

RESUMO (a  palavra resumo deve  ser centralizada, com  letras tamanho  12, maiúsculas negritadas, parte  superior da  folha;

TEXTO (Letras tamanho  12  e  espaçamento  simples entre as linhas.  Texto com um único parágrafo)

PALAVRAS-CHAVES (após  o  texto  do  resumo, alinhadas à margem esquerda, sem recuo de parágrafo, separadas entre si por ponto e, finalizadas por ponto)

ABSTRACT – Após o resumo segue sua tradução em língua inglesa (Abstract). Regue a mesma formação do resumo do trabalho, mas deve estar em língua inglesa.

As páginas do resumo e abstract não devem ser numeradas.

Dicas de Redação e estilo

Redação

O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho.

Os métodos e técnicas de abordagem devem ser descritos de forma concisa; convém, entretanto, identificar novas técnicas, o princípio metodológico fundamental e a ordem das operações.

Nos resultados, deve-se ressaltar o surgimento de fatos novos, descobertas significativas, contradições e teorias anteriores, relações e efeitos novos verificados.

Devem-se precisar os valores numéricos brutos ou derivados, os resultados de uma ou várias observações repetidas e indicar os limites de precisão e graus de validade.

Devem-se descrever as conclusões, isto é, as conseqüências dos resultados e o modo como eles se relacionam aos objetivos propostos no documento em termos de: recomendações, aplicações, sugestões, novas relações e hipóteses aceitas ou rejeitadas.

Os resultados e conclusões podem ser reunidos para evitar redundância, mas acentuando a distinção entre eles.

Estilo

O resumo deve ser composto de uma seqüência corrente de frases concisas e não de uma enumeração de tópicos.

A primeira fase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento. A seguir, deve-se indicar a informação sobre a categoria do tratamento, esto é, se é um estudo de caso, uma análise, etc.

Dar preferência ao uso da terceira pessoa do singular e do verbo na voz ativa.

  • Devem-se evitar:
    1)     o uso de parágrafos;
    2)     o uso de frases negativas, símbolos e contrações que não sejam de uso corrente;
    3)     fórmulas, equações, diagramas, etc., que não sejam absolutamente necessárias; quando seu emprego for imprescindível, defini-las na primeira vez que aparecerem.

 

Exemplo de resumo informativo